quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A história da luta pela hora-atividade Até 2000, professores não tinham hora-atividade. O objetivo é 50%.

DO PORTAL DA APP-SINDICATO

A história da luta pela hora-atividade

Até 2000, professores não tinham hora-atividade. O objetivo é 50%.

Atualmente no Paraná, os professores são remunerados para terem 20% de seu tempo para preparar as aulas e corrigir provas e trabalhos. Essa é a chamada "hora-atividade", um benefício essencial para a qualidade do ensino dos professores. Porém, até pouco mais de uma década, isso era apenas um sonho.

"Lembro que em 1996 eu estava trabalhando em uma escola em Londrina e fiquei encantando com uma adesivo e um cartaz de uma campanha da APP que se chamava 'chega de trabalho escravo, hora-atividade já'", recorda Professor Paixão, secretário de Imprensa da APP. Naquela época, o benefício não existia. Após uma greve em 2000, o governo implantou 10%. Em 2002, os educadores conseguiram aprovar na Assembléia Legislativa a ampliação para 20%, que foi implantada em 2003. 

Em 2008 foi aprovada em instância federal a Lei do Piso, que garante a remuneração mínima para professores em todo o país, além de 1/3 do tempo de serviço para preparação das atividades. Cinco governadores, inclusive do Paraná, entraram com uma ação de inconstitucionalidade, para derrubar este último item. Em abril do ano passado o Supremo Tribunal Federal julgou o artigo constitucional.

Mas a luta continua. Até agora, quatro estados estão de acordo com a lei. Em São Paulo, uma liminar garantia o cumprimento, porém o estado burla a regra considerando o intervalo entre as aulas como hora-atividade. No Paraná, desde o ano passado a APP-Sindicato leva a questão para as negociações, porém até agora nada foi feito. Por isso é importante que todos se  mobilizem.  "Nós já debatemos todos os impactos, mas o governo ainda não apresentou uma proposta efetiva, e a educação tem pressa", afirma Marlei Fernandes de Carvalho, presidenta da APP.

Lembrando que o ideal é 50%. Se 10% podia parecer um sonho em outra época, por que não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário