sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Análise conjuntural marca início do planejamento da APP para 2012

Do Portal da APP-Sindicato


Direções de todos os núcleos regionais estão em Curitiba debatendo estratégias e ações para este ano




Durante dois dias - sexta (24) e sábado (29) - a direção estadual da APP-Sindicato e as direções regionais dos 29 núcleos sindicais da entidade debatem no Hotel Centro Europeu, em Curitiba, o cenário político e econômico do país e Estado, bem como as estratégias e ações para a luta da categoria em 2012. O planejamento estadual, organizado pelas secretarias de Organização e Geral da APP, tem como objetivo socializar este debate.

"O seminário de planejamento nos auxilia a socializar o que a direção estadual, neste início de gestão, formulou. E neste momento é aberto o debate para colher, das direções regionais, suas contribuições. Após isto, será feita uma sistematização de tudo. A etapa seguinte é que os núcleos, nos seus planejamentos, integrem este debate macro às suas ações locais", explica o secretário de Organização da APP, professor Hermes Leão.

A secretária Geral da entidade, Silvana Prestes, ressaltou, também, outro aspecto da atividade: agilizar a execução das tarefas por todo o Estado. "O pensamento conjunto e a construção coletiva são fundamentais para afinarmos as ações e executarmos, com mais rapidez e efetividade, o nosso planejamento. Assim, este é um momento importante para a categoria, pois é quando pensamos - de maneira estratégica - os nossos passos", revela.

Para a presidenta da APP, professora Marlei Fernandes de Carvalho, a capacidade organizativa dos trabalhadores deve ir além da simples resistência. Convidados para compor a mesa de abertura dos trabalhos, os deputados estaduais Professor Lemos e Tadeu Veneri concordaram com a dirigente. Segundo Tadeu, "este é o momento de reflexão dos trabalhadores sobre a realidade". Por sua vez, Lemos também destacou que para a APP manter-se forte, ainda mais em um governo que vem, aos poucos, retirando direitos, é fundamental o planejamento.

Conjuntura - Para fornecer embasamento para o debate sobre a conjuntura, ocorrido no período da manhã, foram convidados o professor Pedro Elói Rech, ex-dirigente da APP-Sindicato e mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC de São Paulo, e Rafael Freire, diretor de Política Econômica e de Desenvolvimento Sustentável da Confederação Sindical das Américas (CSA).

Pedro Elói falou sobre o tema 'Estado e Universalização de Direitos: Brasil em Perspectiva'. O professor destacou as contradições do sistema no qual vivemos, as funções do Estado e levantou algumas reflexões sobre como algumas doutrinas chegaram ao Brasil. Rech que no capitalismo, em especial na visão neoliberal, o Estado é um preposto do mercado.

"Tem como única função a defesa da propriedade". No entanto, afirma o professor, isto não significa que não existam contradições. O exemplo disso foi a política do bem-estar social adotada pelo capitalismo em muitos países desenvolvidos. Para o professor, os trabalhadores devem estar cientes da natureza e contradição do capitalismo para, assim, construir uma alternativa ao sistema.

Para Rafael Freire, a conjuntura apresenta uma série de desafios. Segundo ele, existe uma crise da hegemonia neoliberal e esta resulta na ausência de coesão política dos países capitalistas. "Há uma disputa, mas ainda não há um projeto alternativo", assinala. Mesmo assim, acredita Freire, o atual quadro é 'melhor' do que existia no mundo há dez anos. "Houve um estancamento do eixo fundamental do neoliberalismo no país". Para Freire, os educadores devem se engajar na luta para além da carreira. "Precisamos superar a natureza liberal do Estado", destaca.

No período da tarde desta sexta-feira, foi realizada uma mesa sobre conjuntura política e econômica estadual, com a professora Marlei Fernandes e o economista do Dieese Cid Cordeiro. Em seguida, um histórico das campanhas salariais da APP, bem como a campanha salarial de 2012, serão apresentados pelo secretário de Imprensa e Divulgação da APP, professor Luiz Carlos Paixão da Rocha. No final da tarde serão apresentados os destaques do calendário de mobilização e, por fim, as orientações do trabalho para o sábado, quando serão compostos grupos de discussão.

:: Veja a galeria de fotos do período da manhã do Planejamento Estadual da APP-Sindicato 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário