segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Apresentação no Colégio Estadual Cristo Rei de Cornélio Procópio

Via site do NRE de Cornélio Procópio

Projeto “A educação não tem cor” - C.E. Cristo Rei
Justificativa do Projeto realizado no dia 21/11/2011 no CECR, todos os períodos.

Como docentes do Colégio Estadual Cristo Rei – Ensino Normal, buscamos a formação de um indivíduo crítico, capaz de desvelar a realidade, realizando a leitura do mundo, no sentido de ampliar as perspectivas histórico-culturais.
Por estarmos na região sul do Brasil, onde ocorreu uma grande miscigenação, envolvendo imigrantes europeus, a ideologia do branqueamento se faz presente. Em nossas observações do cotidiano escolar, evidenciamos o preconceito e o racismo presentes neste espaço.
Diante de tal contexto, para a proposição do Projeto “A educação não tem cor”, consideramos a necessidade de trabalhar os conteúdos relacionados à miscigenação, o contexto histórico da migração forçada dos africanos para o Brasil, as consequências desta, bem como a influência da cultura afro em nosso país, atendendo à legislação vigente (Lei 10639/03 e Lei 11645/08, Deliberação/CEE-PR 04/06). Consideramos, ainda, a temática de 2º ano da Prática de Formação, como também conteúdos das disciplinas da base nacional comum e da parte específica do Curso de Formação de Docentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário