sábado, 18 de agosto de 2012

Paralisação e assembleia no 30 de agosto

Do Portal da APP Sindicato


30 de agosto é dia de paralisação e assembleia

Impasse nas negociações com o governo motivam reunião extraordinária do Conselho Estadual, que define calendário de mobilização.



Neste sábado aconteceu uma reunião extraordinária do Conselho Estadual da APP-Sindicato. O motivo é o impasse nas negociações com o governo do estado, sob alegação do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Durante toda a semana, conselhos regionais se reuniram para debater a atual situação. A indignação é consensual. Com representações de todo o estado, foi retirado um calendário de mobilização unificado.

Dia 30 já uma data tradicional para a entidade. Todos os anos há uma passeata que relembra o dia em que Álvaro Dias atacou a manifestação dos professores com bombas e cavalos, em 1988. Mas neste ano, a data coincide com o prazo dado ao governo para resolver as pautas da categoria. Por isso, além de paralisação e passeata, haverá uma grande assembleia (em local a ser definido), para que a categoria analise e vote as próximas ações.

"Se o governo não resolver o reajuste dos professores e funcionários e o plano de carreira, nós vamos entrar em estado de greve", adianta a presidenta Marlei Fernandes de Carvalho, que sintetiza o que foi discutido em todos os núcleos sindicais.

Confira o calendário:


28 / 08 - panfletagem com carta aos pais e à comunidade explicando os motivos da paralisação

29 / 08 - Aulas de 30 minutos com debates nas escolas

30 / 08 - PARALISAÇÃO, PASSEATA E ASSEMBLEIA


Vários materiais estão sendo produzidos: faixas, adesivos, panfletos e jalecos. O vídeo dos 65 anos da entidade também será usado para incentivar a mobilização

Todos os núcleos devem reproduzir estes materiais e conversar com as escolas para que utilizem as faixas com os dizeres "Governador: compromisso assumido tem que ser cumprido".

Os compromissos

O governo do estado se comprometeu a dar um reajuste de 19,55% ao magistério parcelado até outubro - índice necessário para se cumprir a Lei do Piso. A primeira parcela, em maio, foi a reposição da inflação (5,1%). A segunda parcela, de 6,66% deveria ter vindo em julho.

O governo ainda prometeu mais 3,54% para os funcionários (que é a diferença para o salário mínimo regional) - apesar da APP ainda defender os 8,59%.

Após o alerta do Tribunal de Contas, o governo travou as negociações. Apesar do Limite da LRF não significar falta de recursos.
Além disso, ainda não foi encaminhado o projeto de lei com o novo plano de carreira dos funcionários e há progressões atrasadas.

"Se o governo resolve isso, manteremos o estado de alerta até cumprir todos os itens da pauta até dezembro. Inclusive já vamos fazer as manifestações sobre a hora-atividade", explica Marlei. A promessa é que os 33% estejam implantados no ano que vem.

O Conselho é uma estância superior à direção da entidade . É formado por 17 diretores estaduais, 29 presidentes ou representantes dos núcleos sindicais (NS), representantes da APP em outros conselhos e membros eleitos na base - um a cada mil sindicalizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário