terça-feira, 7 de agosto de 2012

MOBILIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO EM FRENTE AO NRE DE CORNÉLIO PROCÓPIO

Da App NS Cornélio Procópio


Funcionários da Educação: 7 de agosto é dia de mobilização!

Atos acontecem em todo o Estado. Um dos objetivos é pressionar o governo para o envio do PL com alterações no plano de carreira

:: Clique e leia a Carta aos Funcionários


 

Para celebrar o 'Dia do Funcionário da Educação' - 7 de agosto - a APP-Sindicato organizou uma série de mobilizações em todo o Estado. Em Curitiba, o ato ocorreu, a partir das 9h, em frente ao prédio da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O NS da APP de Cornélio Procópio promoveu, no mesmo horário, às 9h, ato em frente à sede do Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio.


No período da tarde, a partir das 14h, os núcleos sindicais de Curitiba, Região Metropolitana e do Litoral estarão acompanhando uma sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O secretário de Funcionários da APP, José Valdivino de Moraes, fará um pronunciamento em nome da categoria.

Os atos têm como objetivo pressionar o governo para que várias demandas da categoria sejam atendidas. Entre elas estão:

::O envio da proposta de alteração do Plano de Carreira à Assembleia Legislativa e sua aprovação.
:: O reajuste de 8,59% (que faltam para os 14,13%) para os funcionários.
:: A realização de concurso público.
:: O pagamento de todas as promoções.
:: A não demissão dos PSS.
:: O reconhecimento dos funcionários na Lei do Piso.
:: A não alteração do critério de reajuste do piso, garantindo ganho real.
:: A aprovação do Plano Nacional da Educação (PNE) com 10% do PIB e da Meta 18, que institui prazo para implementação de carreira e piso para os profissionais funcionários.
:: O pagamento do PDE em atraso.


Histórico - O Dia do Funcionário de Escola foi instituído no Paraná em 2010, por meio da Lei 16.423, de autoria do deputado estadual Professor Lemos (PT), para lembrar seu papel como educadores, o que fora reconhecido um ano antes, em lei federal. A partir de 2009, os funcionários de escola, desde que cumpridos os requisitos de formação e habilitação, também passam a integrar uma das categorias profissionais dos educadores - juntamente com professores e especialistas em educação.

A mudança - fruto de lutas da categoria - foi consagrada na Lei 12.014/2009, que altera o artigo 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que caracterizou os profissionais da educação, conforme habilitações próprias. Também, nos últimos anos, os funcionários de escolas no Estado acumularam importantes conquistas como o plano de carreira, ProFuncionário, inclusão do curso superior em tecnologia para funcionários no catálogo do MEC, além da convocação de agentes I e II aprovados em concurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário