sábado, 4 de agosto de 2012

ALERTA GERAL AOS SERVIDORES: GOVERNO DO PR QUER SUSPENDER NEGOCIAÇÕES

Do Portal da APP Sindicato

Servidores em estado de alerta!
 
Após plenária, FES marca mobilização em frente ao Palácio das Araucárias no dia 16 de agosto
:: Ouça mais na Rádio APP


Nesta quinta-feira (02) aconteceu, na sede da APP-Sindicato, mais uma plenária do Fórum das Entidades Sindicais (FES), que representa os servidores públicos do estado. Houve uma avaliação política da situação pela manhã e uma análise financeira das contas do estado com a consultoria do economista do Dieese Cid Cordeiro à tarde.


Na última reunião com a Secretaria de Administração e Previdência (Seap), no dia 26, o secretário Jorge de Bom alegou que não havia mais recursos para negociar novos itens da pauta. O FES não aceita este argumento.

"Nós entendemos que o governo tem que encontrar uma saída o mais rápido possível para não paralisar as negociações. Nós estamos em estado de alerta; em defesa do serviço público, da continuidade das negociações, das nomeações, de concursos público e da ParanaPrevidência", afirma Marlei Fernandes de Carvalho, coordenadora do FES.

Ficou decidido que no dia 16 de agosto, às 13h, haverá uma manifestação em frente ao Palácio das Araucárias, quando está marcada a próxima reunião com a Seap. "Vamos avaliar e tirar mais manifestações em setembro e outubro até que possamos resolver todas as pendências com o governo do Estado", completa Marlei.

Entenda o caso:

Recentemente o Tribunal de Contas da União (TC) indicou que o governo já estaria ultrapassando o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Este é um argumento utilizado para "travar" as negociações com os trabalhadores, justificando cortes de novos gastos.

O FES há anos defende que imposto de renda e pensões devam ser retiradas dos cálculos, pois não podem ser calculadas como "despesas com pessoal". Após muita resistência, por fim, o governo acena que estudará essa alteração - o que pode dar margem financeira para as negociações.

O TC também confirmou o relatório divulgado pelo Fórum há dois meses referente ao rombo de mais de 7 bilhões no ParanaPrevidência. Os servidores exigem participar da construção do novo plano de custeio e pedem que mais informações sobre o instituto sejam disponibilizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário