quinta-feira, 30 de agosto de 2012

30 de agosto: Grande mobilização em Cornélio Procópio

Da APP - NS Cornélio Procópio

Mais uma vez, no 30 de agosto, os professores, funcionários de escola, alunos e comunidade tomaram as ruas em todo o Paraná para lembrar esta data histórica para educação de nosso estado. No dia 30 de agosto de 1988 os educadores paranaenses, com total desrespeito, o então governado do Paraná, Álvaro Dias, deu ordens para que a polícia militar impedisse a manifestação dos professores que se encaminhavam ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. Ao invés do diálogo, o governador preferiu realizar um covarde ataque contra os professores, sendo lançadas bombas contra os manifestantes e terríveis agressões da polícia militar, jogando os cavalos sobre os educadores e muita violência com pancadas a cassetetes.

Todos os anos são realizados atos públicos por todo o estado e uma passeata em Curitiba que relembra o fatídico dia dia em que Álvaro Dias atacou a manifestação dos professores com bombas e cavalos, em 1988. Porém, neste ano, a data coincide com o prazo dado ao governo para resolver as pautas da categoria. Por isso, além de paralisação e passeata, ocorrerá uma grande assembleia, para que a categoria analise e vote as próximas ações. "Se o governo não resolver além do reajuste dos professores e funcionários e o plano de carreira, nós vamos entrar em estado de greve", adiantou a presidenta Marlei Fernandes de Carvalho.

Em Cornélio Procópio, a manifestação teve a participação maciça dos educadores, funcionários, alunos e comunidade em geral. Reunidos no calçadão da Rua Massud Amin, muitos dos presentes discursaram, fazendo o resgate histórico das lutas da categoria e a importância do ato público, no intuito de sensibilizar a comunidade, o governo e a assembleia legislativa do Paraná sobre a necessidade de se criar e dar melhores condições para educação paranaense.

Veja abaixo as fotos da manifestação:








Nenhum comentário:

Postar um comentário