sábado, 3 de dezembro de 2011

Mobilizar a Juventude

Do Portal da APP-Sindicato


3/12/2011

Coletivo de Juventude é lançado durante congresso

Grupo, que deve ter bases em todos os NSs, vai se mobilizar para discutir o tema dos jovens no mundo do trabalho                                                                                                    

Congresso APP-Sindicato

Um ato na manhã deste sábado (3), durante o Congresso Estadual da APP, serviu de lançamento oficial do Coletivo de Juventude da APP-Sindicato. Setenta congressistas já se engajaram no Coletivo, durante o congresso. O objetivo do Coletivo é tratar da realidade específica - e problemática - da relação da juventude com o mundo do trabalho.

Para ingressar no Coletivo é preciso ser filiado e ter até 35 anos (idade considerada, pelo sindicalismo internacional, como teto do chamado jovem trabalhador, conforme entendimento da Organização Internacional do Trabalho - OIT). A proposta, segundo o secretário de Políticas Sindicais da APP, Hermes Leão, é criar um Coletivo de Juventude em cada um dos 29 núcleos sindicais do Estado. Além disto, os Programas de Formação Político-Sindical e um coletivo estadual vão prosseguir dando bases para a atuação dos regionais.

"Os sindicatos têm um desafio, que é ter em conta a realidade dos jovens no mundo do trabalho, que os absorve, os precariza e traz a eles um prejuízo educacional forte", disse Leão. A entrada relativamente precoce do jovem brasileiro no mundo do trabalho faz dele um potencial candidato à evasão escolar ou a ter uma queda significativa do rendimento escolar/acadêmico. Além disto, os jovens são a maioria entre os trabalhadores com contratos precários de trabalho.

Ainda segundo Leão, o coletivo deve discutir internamente questões próprias dos educadores e, externamente, articulando-se com outros sindicatos e movimentos sociais, lutar contra a precarização das condições de trabalho dos jovens. Leão e Patrick Baptista, secretário de Juventude da CUT-PR, observam que o coletivo de Juventude também vai se engajar na luta por políticas públicas para os trabalhadores jovens.

Assim, uma das primeiras missões do coletivo deve ser a mobilização pela aprovação da PEC Estadual da Juventude. Esta proposta, do deputado Professor Lemos (PT), altera o artigo 173 da Constituição Estadual, estabelecendo que os municípios e o Estado devem assegurar proteção e assistência aos jovens, assim como já estão obrigados a prestá-las à família, à infância, à velhice, à educação do excepcional.

Outro desafio, ao se criar o coletivo, segundo Patrick Baptista, é fazer com que os militantes levem o debate sobre o tema dos jovens ao ambiente escolar e discutam, entre outros temas, o papel dos grêmios estudantis como espaço de formação política e a gestão democrática das escolas.

Che - A discussão na sexta-feira durante no grupo "Juventude Sindical e a Construção do Socialismo", no qual se tratou da formação do coletivo, teve como homenageado o guerrilheiro revolucionário Ernesto Che Guevara. Segundo Leão, é preciso recuperar a figura de Che, que se transformou em um ícone massificado, a fim de por os valores que ele representou - a construção do socialismo, o internacionalismo e a solidariedade com os povos - como fonte de inspiração da luta sindical, especialmente da juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário