domingo, 11 de dezembro de 2011

MOBILIZAÇÃO POR MAIS RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO

Do Adital.org
#OcupeBrasília: mobilização de estudantes pede mais recursos para educação

Karol Assunção
Jornalista da Adital
Adital
Inspirados com o que acontece em Wall Street, nos Estados Unidos, os jovens brasileiros também se mobilizaram em busca de um mundo mais justo. Estudantes dos quatro cantos do país estão acampados desde a madrugada da última terça-feira (6) em frente ao Congresso Nacional, em Brasília (DF), numa manifestação chamada #OcupeBrasília.

A decisão foi tomada durante o 39º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), realizado entre os dias 1º e 4 de dezembro, em São Paulo (SP). De acordo com Maria das Neves, diretora de cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), 300 jovens de 25 estados brasileiros estão acampados. Mas a quantidade de pessoas no local é muito maior. Isso porque alguns estudantes passam o dia no acampamento, prestando apoio à mobilização e participando das atividades e, depois, vão para casa dormir. "Várias famílias também visitam o acampamento. Ele, digamos assim, virou uma espécie de ‘ponto turístico’”, comenta.

A principal reivindicação é mais investimento para a educação, como 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação - emenda dos estudantes ao Plano Nacional de Educação (a proposta apresentada pelo relator do Plano é de 8%) – e 50% do Fundo Social do Pré-Sal também para o ensino. Além disso, os manifestantes lutam pela garantia da meia-entrada estudantil, questão pautada no Estatuto da Juventude.
Estudantes como Maria aproveitam a realização da 2ª Conferência Nacional de Juventude para reforçar suas demandas. "Montamos uma espécie de acampamento aqui também”, disse, se referindo ao stand da UNE no evento, onde alguns jovens descansavam.

Maria ressalta que o acampamento acontece em um momento crucial para a juventude. Isso porque já estão na pauta de votações no Congresso Nacional questões como o Plano Nacional de Educação, Estatuto da Juventude e Fundo Social do Pré-Sal. A previsão é que o acampamento se estenda até a próxima quarta-feira (14), data prevista para a votação do Estatuto da Juventude na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado.

"Os jovens estão abrindo mão das férias pra vir acampar em Brasília em véspera de Natal, praticamente. E muitos falam assim: se for preciso passar o Natal acampado, eu passo o natal acampado, porque meu papai noel esse ano vai ser eu que, com muita luta, irei conquistar o principal presente pra juventude brasileira, que é mais direitos”, relata.

Para a integrante da UNE, o acampamento dos estudantes destaca-se por ser politizado, irreverente e ter reconhecimento de congressistas e sociedade civil. De acordo com ela, mas de 20 parlamentares já conversaram com os jovens e visitaram o acampamento, dentre eles o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e os senadores Antonio Carlos Valadares e Randolfe Rodrigues. Por parte da sociedade, além de visitas, recebem demonstrações de apoio através de mensagens na internet. "No nosso site, tem gente que deixa recado de apoio”, comenta.

Maria ainda lembra que as mobilizações dos estudantes não se restringem à capital federal. De acordo com ela, os que não puderam se deslocar até Brasília também realizam ações nos próprios estados.
No âmbito internacional, recebe apoio como a de Camila Vallejo, ex-presidenta da Federação dos Estudantes Chilenos (Fech), quem esteve no Brasil no último mês de agosto em apoio à demanda pelos 10% do PIB para a educação. Os estudantes brasileiros, juntamente com outros movimentos estudantis integrantes da Organização Continental Latino-Americana e Caribenha dos Estudantes (Oclae), também programam uma jornada internacional em defesa da educação com o objetivo de "mudar a educação na América Latina”.

Acompanhe as ações do acampamento em:www.une.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário