domingo, 18 de dezembro de 2011

APROVADO CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÕES PARA 2012

DO PORTAL APP-SINDICATO


Assembleia da APP aprova calendário de mobilização

Encontro referendou decisões da reunião do Conselho da entidade; por telefone, Arns confirmou recesso de funcionários



A Assembleia estadual APP-Sindicato, realizada na manhã deste sábado (17) no auditório da Paróquia Santo Antônio do Órleans, em Curitiba, aprovou o calendário de mobilizações e demais deliberações feitas na reunião do Conselho Estadual da APP, ocorrida na sexta (16) em Curitiba. Durante a assembleia, foi informada a decisão do secretário de Educação, Flávio Arns, de manter o recesso de final de ano para os funcionários de escola.Em pauta, estava o calendário de mobilizações e o Regimento Único, a indicação de nomes para o Conselho Nacional de Entidades da CNTE e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, bem como a suplementação para o orçamento da entidade para fazer frente à construção das sede estadual e de várias regionais, e a venda de um dos imóveis do NS Maringá. Todas as pautas foram aprovadas por ampla maioria. Como já definido na reunião do Conselho na sexta, o último item da pauta, o referendo das deliberações do XI Congresso Estadual da APP, ficou para a próxima assembleia.

Mobilização - Com o calendário aprovado, os educadores terão para fevereiro, no dia 03, APP na escola, com debate do material da Semana Pedagógica e eleição dos representantes de escola; no dia 9, mobilização estadual pela hora-atividade ampliada, saúde, qualidade para a educação, 10% PIB e PSPN, com atos públicos regionalizados e aulas de 30 minutos; e no dia 16, Encontro de Professores Estaduais e Municipais sobre a Lei do Piso.Entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março, haverá reunião dos conselhos regionais ou assembleias regionais nos Núcleos Sindicais. Para março, estão previstas, no dia 8, atividades do Dia Internacional da Mulher; no dia 14, debate nas escolas sobre hora-atividade, saúde e condições de trabalho; no dia 15, greve estadual e nacional; no dia 16, debate e avaliação da mobilização; e nos dias 30 e 31, conselhos e assembleias estaduais.

Recesso - O deputado estadual Professor Lemos (PT), que relatou na assembleia alguns dos requerimentos que apresentou à apreciação da Assembleia Legislativa - entre os quais um a respeito da demanda dos funcionários de escola, para que tivessem recesso no final de ano, o que a Seed vem negando -, conversou logo depois por telefone com o secretário Arns, que sinalizou favoravelmente aos trabalhadores. Assim, pelo compromisso do secretário, os funcionários de escola ficarão dispensados do trabalho entre Natal e Ano Novo, porém um trabalhador deverá ficar de plantão, podendo compensar o expediente neste período comum a folga posterior.

Informes - Foram feitos diverso informes das lutas da entidade e das negociações com o governo. O secretario de assuntos jurídicos, Mario Sergio Ferreira de Souza, mostrou que a ação de ressarcimento de tarifas indevidas do antigo Banestado mobilizou a categoria e conseguiu a adesão de 3 mil novos associados ao sindicato.O professor Arnaldo Vicente comentou as discussões havidas no Conselho Estadual de Educação, o qual integra, sobretudo a referente ao corte etário para ingresso no ensino fundamental. A secretária de Gênero e Igualdade Racial da APP, Elizamara Goulart Araújo, mencionou os desafios da temática étnico-racial na educação discutidos no seminário da CNTE no dia 15, em Brasília, para avaliar o cumprimento das leis n° 10.639 e 11.645, que determinam a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura negra e indígena no currículo das escolas.O secretário de Municipais, Edilson de Paula, ressaltou importância de garantir nos orçamentos municipais o reajuste do PSPN, que deve ficar em 21,97%. José Valdivino de Moraes, secretário de Funcionários e dirigente da CNTE, citou as negociações da Confederação Nacional para a fixação do critério de correção do valor do piso e novo sistema de oferta do curso do Profuncionário, via instituto federal.

Balanço - A presidenta da APP, Marlei Fernandes de Carvalho, fez um balanço das atividades do ano, comemorando conquistas dos educadores, como o chamamento 5 mil aprovados em fevereiro, a manutenção da data-base e a primeira parcela da equiparação, a participação na discussão do porte de escola e o pagamento de progressões e promoções em atraso. Por outro lado, a dirigente viu os grandes impasses e atitudes hostis do governo ao interesse público, como a tentativa de se criar agência reguladora de serviços públicos e a aprovação da lei das organizações sociais, que levou à criação da Frente Popular contra as Privatizações.  Marlei demonstrou ainda várias dificuldades que ocorrem no campo da educação como o ataques às aulas extraordinárias no PDE e o atraso na entrega das informações de porte e demanda das escolas. O governo também não acolheu todas as propostas feitas pelos trabalhadores sobre os critérios de distribuição de aulas. Segundo Marlei, as eleições de diretores se transformaram em um embate ideológico, quando o governo quis transformar a eleição em consulta e deixou claro que o diretor é cargo de confiança do governo. Em sua apresentação, a presidenta da APP comentou que a luta pela ampliação da hora-atividade no Estado deve ser antes política do que se converter em uma batalha jurídica de consequências incertas. Ela considera que cada estado possui peculiaridades em seu judiciário e o do Paraná é marcado pelo conservadorismo, razão pela qual seria temerário levar a questão à Justiça neste momento, esgotando o embate político e arriscando-se a obter uma decisão desfavorável.

Moções e abaixo-assinado - Na assembleia, circulou também um abaixo-assinado pedindo a revogação da lei federal das organizações sociais, que terceirizam e privatizam os serviços públicos, e foram aprovadas duas moções - uma instando o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, a negociar com os servidores municipais da saúde a carga horária de 30 horas e outra de aplauso à deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) por seu trabalho na fixação do reajuste do PSPN em 21,97%.

Calendários - Após a apresentação da Agenda da APP 2012 no Congresso da entidade, no início do mês, a professora Janeslei apresentou mais um tradicional material gráfico do sindicato: o calendário de parede e o de mesa, ambos com a temática da Guerra do Contestado, a mesma da agenda. Os calendários de parede foram entregues aos participantes para ser levados às escolas.

Eleitos para o Conselho Nacional de Entidades (CNE) da CNTE
Titulares: 
Maria Madalena Ames, Walkiria Olegário Mazetto, José Ricardo Donatti Correa, Aurea Britto Santana, Celso José dos Santos
Suplentes: Eduardo Gonçalves, Marcio Alves,  Vera Lucia Pereira, Geane Souza e Silva, Luiz Carlos dos Santos

Eleitos para o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb
Titulares: 
Tatiana Nanci da Maia e Lirani Maria Franco
Suplentes: Antonio Marcos Rodrigues Gonçalves e Marcia Aparecida de Oliveira Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário