sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ampliação da hora-atividade, já!

Do Portal APP-Sindicato


APP cobra ampliação da hora-atividade

Além deste, a direção debateu outros pontos da pauta da categoria, a exemplo de concurso público e recesso escolar
Na reunião realizada na tarde desta quarta-feira (7), entre a direção da APP-Sindicato e a Superintendência da Educação e o Grupo Setorial de Recursos Humanos (GRHS) da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o debate sobre ampliação da hora-atividade, além de outros pontos da pauta.
Participaram da reunião a presidenta da APP, professora Marlei Fernandes de Carvalho, o secretário de Imprensa e Divulgação Luiz Carlos Paixão da Rocha, a secretária de Formação Janeslei Aparecida Albuquerque. Pela Seed, estavam presentes a superintendente Meroujy Cavet e o chefe do GRHS Arnaldo Moreira, além de integrantes da equipe da Secretaria.
Hora-atividade - A APP questionou se no processo de distribuição de aulas para o ano de 2012 estava contemplado a ampliação da hora-atividade. A superintende de Educação afirmou que o governo está analisando a situação. A proposta em análise pelo grupo gestor do Estado é a de ampliação para 25% de hora-atividade para o início do ano letivo.
Segundo estudos da Seed, isto implicaria no aumento de aproximadamente R$ 9 milhões, a cada mês, na folha de pagamento da Educação. A Secretaria está fazendo esforços para que a decisão aconteça antes da distribuição de aulas. Se ocorrer antes do dia 14, serão enviadas novas orientações aos Núcleos Regionais de Educação (NREs).
Se a confirmação vier depois, as aulas terão que ser redistribuídas. Para a direção da APP, este é um dos itens principais da pauta da categoria. A implantação dos 33% de hora-atividade é decisiva para a qualidade do trabalho e de saúde dos educadores, conforme a campanha lançada pelo sindicato (cartaz ilustra esta matéria). O tema será debatido na próxima Assembleia Estadual da APP, que acontece no próximo dia 17. A direção da APP quer debater com a categoria
Cargo de 40 horas - Ainda em relação a distribuição de aulas, a APP solicitou a confirmação da regularização da classificação dos optantes ao cargo de 40 horas. A Seed afirmou que o tema está resolvido.
Posse concurso - A Secretaria confirmou que houve muitas ausências de aprovados nos exames médicos. Só em Curitiba, segundo o GRHS, cerca de mil professores se ausentaram. Uma nova convocação será realizada no mês de janeiro, para os próximos da lista de classificação.
PSS - A APP também cobrou da Seed a data de pagamento da rescisão dos contratos PSS. Tema que o governo não soube precisar.  Há a previsão de que as rescisões sejam pagas no dia 29 de dezembro. Mas a data ainda não está confirmada. Caso não ocorra, este acontecerá em janeiro. A APP também apontou alguns problemas na classificação PSS dos educadores com deficiência. O tema será verificado pelo GRHS.
Recesso para os funcionários - A Seed afirmou que nos próximos dias deve ser publicado um decreto do governo sobre o tema. Possivelmente, o recesso será de 22 de dezembro a 03 de janeiro.
Faltas de mobilização - A APP argumentou de que há ainda vários educadores que não tiveram a retirada da sua ficha funcional de faltas de mobilizações da APP-Sindicato, conforme negociações anteriores com o governo. A APP apresentou uma listagem com vários exemplos. O GRHS assumiu o compromisso de fazer um levantamento para atender o pleito sindical.
Feriado 20 de novembro - Outro tema levantado pela entidade foi em relação ao feriado municipal de 20 de novembro, em Londrina. A entidade salientou a importância de que a data seja respeitada no calendário dos estabelecimentos de ensino da cidade. A superintende da Educação disse que concorda com o pleito e dará os encaminhamentos necessários.
Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário