terça-feira, 31 de janeiro de 2012

REUNIÃO DE ORGANIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO PARA 2012

APP-SINDICATO NS CORNÉLIO PROCÓPIO

Profª. Sidineiva -
Presidenta APP- Sindicato NS de C. Procópio
O NÚCLEO SINDICAL DE CORNÉLIO PROCÓPIO DA APP-SINDICATO realizou nesta terça-feira, 31 de janeiro, reunião ampliada com a finalidade de preparar e definir o calendário de organização e mobilização referente ao ano de 2012.

No início dos trabalhos, durante o período da manhã, na sede da APP C. Procópio, tivemos a abertura dos trabalhos, feita pela Presidenta da APP- Sindicato, NS de C. Procópio, Profª. Sidineiva Gonçalves de Lima, que expôs as orientações para a atuação dos companheiros e companheiras da direção nos estabelecimentos de ensino neste início de ano letivo.

A Profª. Sidineiva apontou alguns assuntos relevantes para que o trabalho nas escolas se efetive de maneira o mais positiva possível, como:

- a necessidade premente de organização do discurso, e produção de material de apresentação da APP para divulgar adequadamente a “APP NA ESCOLA”, que ocorrerá no dia 03/02; 
- eleição dos representantes de escola;
- Cronograma para estudos e aperfeiçoamento sobre os mais variados assuntos, com atenção especial de estarmos ouvindo os profissionais da educação nas escolas, a fim de trazermos para o debate temas pontuais;
- dinamização das informações através dos mecanismos de imprensa e divulgação (e-mail, facebook, twitter e blog);
- distribuição materiais e organização da escala de visitas dos/as dirigentes às escolas;
- encaminhamento de nossa pauta à imprensa regional, esclarecendo sobre sobre o ato público do dia 09 fevereiro* - paralisação parcial neste dia com aulas de 30 minutos e atos públicos regionais.
- organização de representação para o seminário estadual sobre o PSPN no dia 16 fevereiro; etc.

Logo depois da fala da Profª. Sidineiva, foi apresentada a companheira Silvana Prestes, membro da direção estadual da APP-Sindicato, que se deslocou de Curitiba ao NS de Cornélio Procópio objetivando realizar uma interlocução mais próxima entre as instâncias sindicais.

Profª. Sidineiva e Silvana Prestes

A dirigente Silvana discorreu por cerca de uma hora e meia tratando dos mais variados temas e assuntos, dirimindo diversas dúvidas dos presentes, esclarecendo assim muitas questões levantadas durante o encontro matutino.

Após o intervalo do almoço a reunião foi retomada e se estendeu até as 17h. No período da tarde, foi sistematizada a pauta de trabalho do Núcleo Sindical referente ao primeiro semestre de 2012. (em breve esta pauta estará disponibilizada aqui em nosso blog).








-----------------------------------------

*IMPORTANTE:

Do Portal da APP-Sindicato

Grande mobilização dos educadores em defesa da hora-atividade


Dia 9 de fevereiro, vamos mostrar ao governo do Estado que exigimos um terço da jornada como hora-atividade
Os educadores da rede estadual vão realizar uma grande mobilização em todo o Estado no dia 9 de fevereiro para cobrar do governo a implantação de um terço de hora-atividade, previsto na Lei do Piso. Aproveitaremos o início do ano letivo, para deixar bem clara nossa posição. Será uma grande ação em defesa também da saúde para os trabalhadores, qualidade para a educação, 10% do PIB para a educação, implementação da correção do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN de 22,22%) e melhorias na carreira dos funcionários. Para tanto estão previstos atos públicos regionalizados e aulas de 30 minutos na data.

A atividade foi definida na Assembleia Estadual da APP, realizada no dia 17 de dezembro, em Curitiba, que também estipulou o calendário de ações nos três primeiros meses de 2012. Em fevereiro, além da grande mobilização do dia 9, estão previstos: APP na Escola (no dia 3), com debate do material da Semana Pedagógica e eleição dos representantes, e, no dia 16, Seminário Estadual de Professores Estaduais e Municipais sobre a Efetivação da Lei do Piso. Entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março, haverá reunião dos conselhos regionais ou assembleias regionais nos Núcleos Sindicais. Para março, estão previstas atividades do Dia Internacional da Mulher (no dia 8), com a temática da reforma agrária, contra os agrotóxicos e pelo fim da violência contra as mulheres.

Greve
 - Em sintonia com o movimento nacional capitaneado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), para março está programada para o Paraná a integração ao movimento nacional de greve, para uma cobrança mais incisiva do direito garantido pela Lei do Piso (11.738/2008). O movimento, entre os dias 14 e 16 de março, terá como eixos o pagamento do PSPN, a carreira dos profissionais da educação e o investimento, imediato, de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública.

Materiais
 - A APP elaborou uma série de materiais para divulgar e fortalecer a nossa mobilização: Jornal 30 Agosto - Edição Pedagógica, encarte de mobilização, Jornal Mural, carta à comunidade, cartazes e atas para eleição de representante de escola, adesivos para carro e para peito e camisetas. Eles devem estar chegando aos Núcleos Sindicais na próxima semana. Divulgue este material em sua escola e utilize-o.

No dia 3, reserve um tempo suficiente para fazer o debate do material da APP em sua escola. Discuta com professores e funcionários a organização da mobilização do dia 9. Consulte seu Núcleo Sindical para organizar os atos regionalizados em defesa da ampliação da hora-atividade. Aproveite o momento para discutir todo o calendário de mobilização.

Representantes de escola 
- No mesmo dia 3, organize a eleição dos representantes da APP em sua escola. Após a eleição, preencha as atas (para professor e para funcionário) encaminhadas pelo sindicato através do Correio e também disponíveis no site da APP. 

Carta à comunidade 
- A APP elaborou uma carta para ser entregue aos pais, mães e demais responsáveis pelos nossos estudantes explicando as razões do nosso movimento. Esta carta está disponível no site da APP e nos Núcleos Sindicais.

Cada Núcleo Sindical realizará de 27/02 a 02/03, reunião com representantes de escola. Consulte a data em seu NS e garanta a representação da sua escola.

Calendário de Mobilização
* 25 a 31/01 - Reunião ampliada das direções dos Núcleos Sindicais, para organização da mobilização    
* 03/02 - APP na Escola: debate do material da semana pedagógica e eleição dos representantes de escola
* 09/02 - Mobilização estadual pela hora-atividade ampliada, saúde, qualidade para a educação, 10% PIB e PSPN, com atos públicos regionalizados e aulas de 30 minutos
* 16/02 - Encontro de professores estaduais e municipais sobre a Lei do Piso
* 27/02 a 02/03 - reunião dos conselhos regionais ou assembleias regionais nos Núcleos Sindicais
* 08/03 - Atividades do Dia Internacional da Mulher 

Nenhum comentário:

Postar um comentário