sexta-feira, 29 de novembro de 2013

PALESTRA SOBRE A APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 COM O PROF. LUIZ CARLOS PAIXÃO DA ROCHA

Da APP - NS Cornélio Procópio


Ocorreu hoje (29/11) no auditório do SINDRURAL, ao lado da UTFPR, importante palestra conduzida pelo Prof. Ms. Luiz Carlos Paixão da Rocha, sobre a lei 10.639/2003, que modificou a LDB, lei 9394/1996, tornando obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas brasileiras, das redes públicas e particulares.

A palestra foi promovida pela APP Sindicato – Núcleo Sindical de Cornélio Procópio, Nucleo Regional de Educação de Cornélio Procópio e Secretaria Municipal de Educação de Cornélio Procópio, compondo as atividades da Semana da Consciência Negra, que fazem parte do calendário oficial da educação municipal e estadual.

A abertura do evento contou com um lindo desfile de alunos e alunas da rede municipal e pessoas da comunidade, mostrando toda a beleza da cultura Afro-brasileira.

Em seguida o Prof. Paixão deu início à palestra, discorrendo sobre lei 10.639/2003, legislação essa que veio propor novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura Afro-brasileira e Africana, preenchendo uma lacuna histórica no ensino brasileiro. Ele destacou, por exemplo, que os educadores devem ressaltar em sala de aula a cultura Afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos, valorizando-se, portanto, não apenas aquilo que tradicionalmente era objeto de estudos, mas também o pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros, a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas.

 Prof. Paixão ressaltou ainda que com a Lei 10.639/2003 foi instituído o dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), marcando a resistência do povo negro, em homenagem ao dia da morte do líder quilombola negro Zumbi dos Palmares. O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial no Brasil.

Como destacou o Prof. Paixão, o ensino da história e cultura Afro-brasileira e Africana, após a aprovação da Lei 10.639/2003, constituiu-se num elemento importantíssimo para garantir uma ressignificação e valorização cultural das matrizes africanas que formam a diversidade cultural brasileira. É por isso que os professores exercem importante papel no processo da luta contra o preconceito e a discriminação racial no Brasil, ao aplicar eficientemente a lei, embasados numa formação teórica sólida.






Fotos: Prof. Bertô Beertolazi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário