segunda-feira, 31 de outubro de 2011

E ainda dizem que "não somos racistas".

Do Portal da APP Sindicato


Vergonhosa a atitude da ALEP. O Paraná continua sendo um dos estados mais reacionários do país e seus representantes eleitos são realmente um retrato fiel desta sociedade que parece se achar de "uma casta superior". Até quando ???



31/10/2011

Nova manobra política boicota 20 de novembro (assista ao vídeo)


Deputados fazem de tudo para não se posicionar mediante feriado do Dia da Consciência Negra
Mais uma vez líderes do Movimento Negro do Paraná saíram indignados da Assembleia Legislativa. O projeto de lei (PL) 221/2011 que estabelece feriado em 20 de novembro - Dia da Consciência Negra - foi adiado por mais 10 sessões, graças a um requerimento aprovado por 33 votos contra 10. Apenas a bancada do PT e três deputados do PMDB votaram para que o projeto prosseguisse em votação. "Há um medo de vários parlamentares de se comprometer com a pauta do movimento negro, mas também não querem se indispor", analisa Luiz Carlos Paixão, secretário de Imprensa da APP-Sindicato. Isso explica porque o projeto tem sido adiado há três sessões.
Da primeira vez, na segunda-feira passada, a alegação é que o projeto possuía um erro de digitação.Na quarta-feira, o presidente da casa Valdir Rossi suspendeu a plenária por falta de quórum após quinze minutos de espera, o que foi questionado e repudiado por vários deputados. No início da sessão de hoje, Marcilene Garcia de Souza, socióloga do Instituto de Pesquisa da Afrodescência (IPAD) falou sobre a importância do projeto e Marlei Fernandes de Carvalho, presidenta da APP, também foi à tribuna levar as pautas do servidores, o que devia ter sido feito na sessão suspensa do dia 26.
Desta vez, para fugir da votação, os deputados entregaram o documento alegando ser necessário mais tempo para analisar o assunto. "Esse requerimento é uma tentativa de não votar no projeto. Quem votar a favor está votando contra o movimento negro", protesta o deputado Professor Lemos, autor do PL. O constrangimento foi tamanho que houve quem pedisse que a votação fosse secreta.
Alguns deputados se defendem alegando que preferem esperar a sanção ou não do feriado pela presidente Dilma. Mesmo com a aprovação nacional, os negros lutam pelo reconhecimento local. "A lei estadual é importante visto que na história do Paraná, infelizmente, tem se omitido a contribuição da população negra", argumenta Luiz Carlos Paixão. "Nós voltaremos daqui a dez sessões com mais lideranças negras e esperamos a aprovação", completa.
"Infelizmente os deputados perderam a oportunidade de colocar o Paraná na vanguarda, porque em muitos lugares já se reconhece a importância do negro na sociedade", lamenta Elizamara Araújo, da Secretaria de Gênero e Igualdade Racial da APP.
A pauta está na assembleia desde 2009, foi reapresentada em fevereiro e obteve o parecer favorável de todas as comissões da casa. A data lembra o aniversário de morte de Zumbi dos Palmares e já é feriado em outros oito Estados. O dia 20 de novembro é celebrado nacionalmente desde 2003, estipulada pela Lei Federal 10.639/03, que também incluiu no calendário escolar a história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro à História do país.
Acompanhe no vídeo a apresentação do requerimento e o depoimento de diretores da APP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário