segunda-feira, 9 de julho de 2012

Novo estatuto da APP: Através de novos mecanismos que estimulam a participação e renovação, documento se consolida como referência no movimento sindical

Do Portal da APP Sindicato

APP avança na conquista de um estatuto para o novo período

Através de novos mecanismos que estimulam a participação e renovação, documento se consolida como referência no movimento sindical
Terminou no fim da tarde deste sábado a reinstalação do XI Congresso Estadual daAPP-Sindicato. Os últimos dois dias foram dedicados exclusivamente para debater novo estatuto da entidade. Cerca de 500 delegados e delegadas de todo o Paraná participaram ativamente da construção do novo documento que vai reger a luta, vida funcional e a organização político-sindical da entidade.
A última reformulação estatutária foi aprovada em congresso realizado nos anos90, com algumas alterações em 2008. O estatuto da APP  era reconhecido pelaCUT e pelo movimento sindical como avançado e democrático, e agora com asalterações aprovadas avança ainda mais nesta perspectiva. "Procuramos avançarna consolidação de ações políticas e administrativas que garantam a renovação dedirigentes e dinamize assim a vida organizativa das direções regionais e estadual"avalia Walkíria Mazeto, secretária Educacional.
As principais mudanças são:
Limitação dos mandatos - A partir de agora, cada dirigente poderá exercer apenas três mandatos contínuos. O antigo estatuto não previa essa limitação.
Cota de Mulheres - O novo estatuto estabelece cota de no mínimo 50% de mulheres nas diretorias, mantendo a cota de 30% de gênero, já contemplada no estatuto atual. Esta mudança corrige uma distorção histórica na representação das mulheres nas direções, numa categoria composta por mais de 80% de mulheres.
Cota de renovação das chapas - Todo grupo que já estiver à frente da direção da entidade ao apresentar uma nova chapa para o processo eleitoral terá obrigatoriamente de apresentar pelo menos 25% de renovação.
Sistema eleitoral - Mediante as avaliações positivas do sistema eleitoral eletrônico nas últimas eleições, no ano passado, este método foi incorporado ao estatuto.
Secretaria de Gênero, Relações Étnico-Raciais e dos Direitos de LGBT -Esta secretaria incorpora em seu nome o combate à homofobia, fazendo jus aodebate que vem sendo travado no interior da categoria para a superação deste ede todos os preconceitos e discriminações praticados.
Outras alterações foram aprovadas visando melhorar a administração da entidade,a organização e a participação da categoria, como a Organizações por Local deTrabalho (OLT), dentre outras.
Todos as novas emendas serão sistematizadas e disponibilidades em breve.
Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário